Debate Sócio-Político

Porto Digital Ocupado!


O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 

De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depois termos atividades mais corriqueiras", diz. Mesmo assim, hoje (19), a programação teve um cine-debate, com a exibição do documentário "Acabou a Paz! Isto Aqui vai Virar um Chile!", que fala a respeito das ocupações nas escolas paulistas, iniciadas desde o segundo semestre de 2015, e que pode ser conferido na íntegra aqui:


No entanto, a ocupação no EREM enfrenta algumas dificuldades pontuais. Foi relatado pelos estudantes que o gestor da escola é contra o movimento, o que vem ocasionando certa pressão e apreensão para eles, além de terem alguns pais de alunos que se dirigiram ao local para intimidar os ocupantes. Há, ainda, segundo foi dito, uma forte censura nas redes sociais, aonde o grupo fechado da escola do Facebook só abre espaço para quem se manisfesta contra a ocupação, excluindo, por exemplo, toda e qualquer mensagem de apoio ao movimento. Por sinal, essa questão de apoio foi bem frisado durante a nossa conversa: "Estamos, sim, precisando de material de higiene, comida e kit de primeiros socorros, mas, nesse momento, uma das coisas que mais precisamos é apoio moral para continuarmos aqui."

Até agora, junto com o EREM (Porto Digital), já são 24 escolas de nível médio e institutos de referência, e 15 universidades públicas ocupadas em todo o Estado de PE, e o número pode crescer nos próximos dias, a partir do momento em que os movimentos vão ganhando mais força a visibilidade. Dado interessante é que a grande maioria das ocupações, mesmo com conflitos de gestões, professores e alguns estudantes contra, têm permanecido pacíficas, sem nenhum conflito registrado envolvendo as autoridades. O Inclusive, a Justiça, em peso, tem se posicionando a favor das ocupações, indeferindo todo mandado de reintegração de posse que recebe. Uma das integrantes do movimento tem uma opinião a respeito disso: "Fica claro, até pra Justiça, que não queremos 'morar' nas escolas, o que justificaria uma reintegração de posse, e sim, que estamos aqui, exercendo o nosso direito à livre manifestação."


A quem quiser e puder ajudar o pessoal do EREM (Porto Digital), seja com material de qualquer tipo, seja com propostas de eventos, ou até mesmo apenas dando apoio moral a eles, a página do movimento no Facebook é: https://www.facebook.com/ocupapd/?fref=ts

Segue uma lista com as necessidades mais urgentes da ocupação:
* Alimentação
*  Kit de primeiros socorros
* Material de limpeza
* Material de construção (para a reforma de algumas áreas do local), como argamassa, parafusos, tinta, cimento, etc.



Comentários

  1. Nós não somos vagabundos. Se lugar de aluno é na escola pq querem nos tirar dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que notei, claramente. Quem taxa vocês de vagabundos, é porque preferem acreditar numa mídia mentirosa a ir olhar, na real, o que está sendo feito nas ocupações.

      Excluir

Postar um comentário