Dica de Documentário

What Happened, Miss Simone?
2015
Direção: Liz Garbus


É muito comum julgar de forma rasa e fácil todo e qualquer artista. Até por serem figuras públicas, eles expõem o que de melhor (e de pior) a sociedade possui. E, devido a isso, pagam, geralmente, um alto preço. Interessante notar, pois, que os mais recentes documentários sobre artistas, especificamente, os musicais, conseguiram dar isenção sobre as figuras retratadas, cabendo ao espectador de que forma julgar. Foi assim com as produções sobre Kurt Cobain e Amy Winehouse. E, é assim também com este documentário sobre Nina Simone.

Produzido pela Netflix, ele resgata um monte de imagens primorosas da carreira da cantora. Pouco ele fala sobre a sua infância, por sinal, mas o que diz é importante para entendermos como se formou a personalidade dela. Prodígio no piano desde pequena, Nina sempre foi destaque por onde passava. Só que ela parecia não se encaixar nem no mundo dos negros (que a colocavam para animar festas), nem no mundo dos brancos (onde teve algumas aulas para aprimorar suas arte). Em suma, foi um período de grande solidão pra ela, culminando com a rejeição numa conceituada escola de música por motivos racistas.




Acompanhamos, então, a dura vida que teve tocando e cantando em bares até ser "descoberta", e começar uma carreira de muitos sucesso, sem dúvida. Em determinado momento, Nina Simone era considerada a sacerdotisa do soul e do jazz, tamanho o seu prestígio. Ponto fundamental em sua vida (e do documentário) foi o relacionamento com Andy Stroud, com quem teve uma filha, Lisa, e que passou a ser o seu empresário. O documentário, mesmo sendo imparcial, não esconde o lado violento de Andy, com depoimentos da própria Simone de como era espancada constantemente pelo marido.

E, como já foi dito, é aí que reside um dos melhores aspectos da produção. Quem faz o julgamento das situações somos nós. Alguns, podem, simplesmente, culpar Nina por não ter se separado logo nos primeiros casos de violência, dando a entender que ela "precisava" disso, como que apara se punir de algo. Outros, no entanto, podem classificar isso como mais um caso de violência doméstica, onde o marido violento deveria ter sido denunciado e punido, mas, não foi. Note-se que nas entrevistas atuais que o documentário fez, todos demonstram um certo temor (medo?) de Andy, que ainda se encontra vivo.



Só que um dos momentos mais formidáveis de "What Happened, Miss Simone?" é quando ela começa o seu engajamento político. E, uma das partes mais polêmicas, também. Afinal, Nina, claramente, tinha muita raiva reprimida de todas as injustiças que passou e presenciou. Por isso, quando se envolveu na luta por direitos raciais nos EUA, não media concessões em afirmar que a violência era necessária para lutar pelos direitos civis, sim. Suas músicas passaram a ser mais diretas e críticas, e, óbvio, isso atrapalhou sua carreira comercial.

O documentário mescla muito bem a arte e a vida de Nina Simone com o período histórico que viveu. Não seria diferente, visto que, num de seus depoimentos, ela afirma que "uma artista de verdade se engaja com as causas de seu tempo". Esse furor, no entanto, sofre um duro golpe com o assassinato de Martin Luther King, um grande abalo para Nina. A partir disso, vemos ela mais deprimida, resolvendo se separar do marido e indo morar na África. Segundo a própria, a estadia no continente foi o melhor momento de sua vida.




E nisso, vamos acompanhando muitos altos e baixos a partir dessa viagem à África, onde ela chegou a passar necessidades na Suíça, mas, ergueu sua carreira em festivais no qual se apresentou. Porém, cada vez mais debilitada (descobriu-se, entre outras coisas, que ela sofria de transtorno bipolar), ela vai demonstrando um cansaço da própria vida, mesmo estando, aparentemente, mais tranquila. Pode-se dizer até que ela foi sendo "podada" por medicamentos até seu falecimento, que se deu em 2003. Vale frisar que, dois dias antes de sua morte, ela recebeu o certificado da escola de música que a havia sido  rejeitado vários anos antes.

"What Happened, Miss Simone?" é mais uma dessas produções de alto nível que estão conseguindo humanizar os artistas que retratam, sem fazerem julgamentos equivocados sobre a vida pessoal deles. Percebemos, ao final, que Nina Simone tinha muita força e uma grande vontade de ser feliz. Apenas, e tão somente isso. Como qualquer um de nós. Como qualquer um que erra e acerta em proporções iguais. Como qualquer um que exige seu respeito como ser humano. E, é isso o que a fez uma grande artista.


NOTA: 9/10

Comentários