Dica de Filme

Amnésia
2000
Direção: Christopher Nolan


Que há muito tempo o cinemão hollywoodiano carece de qualidade nos enredos, isso não é mistério pra ninguém. Geralmente, são filmes com muita pompa e pouco conteúdo, com roteiros burocráticos demais, e fórmulas requentadas. Muitas vezes, não passam de meras adapatações de alguma coisa (de livros sobre a Segunda Guerra a quadrinhos de super-heróis). As exceções são raríssimas. "Amnésia", dirigido pelo sempre competente Christopher Nolan, pode ser enquadrado nessas exceções.

A espinha dorsal do filme envolve um típico caso de vingança; a forma como a história é contada é o que faz toda a diferença. Com uma cronologia que mostra os fatos de traz pra frente, o roteiro brinca com a percepção do espectador o tempo todo, obrigando-o a prestar mais atenção às cenas do que o habitual. Sem forçar nenhuma situação em momento algum, não se sabe quem é o herói ou o vilão nessa história. Nada, aqui, portanto, é óbvio demais.



Até mesmo os clichês sentimentais (que, inevitavelmente, aliviam uma produção de suspense) são parte importante para a trama, visto que alguém com amnésia cria mundos e situações muitas vezes idealizadas, e que nunca existiram. E, esse problema acomete o personagem principal do filme de todas as maneiras. O que ele vê seria real? As pessoas com as quais se relaciona seriam mesmo de confiança?

A câmera de Nolan está genial. Sem se ater aos histrionismos do cinema norte-americano, ele filma tudo (até as cenas mais tensas) com calma e elegância. Afinal, num roteiro tão intricado desses, nada é o que parece ser, e cada cena precisa ser devidamente absorvida. E, nessa estrutura cabe até uma forma interessante de expôr as imagens: a sequência "cronológica" é mostrada em preto e branco; já os fatos não-lineares estão em cores.


Mesmo com tantas qualidades, é bom ressaltar que as atuações são o ponto fraco do longa. São boas, mas não chegam a se destacar. Guy Pierce, que interpreta o personagem principal, no fim das contas, sempre foi um ator muito mais esforçado do que qualquer outras coisa.

Já, a trilha sonora, que inclui Radiohead e David Bowie, é fascinante, e é outro ponto relevante do filme, pois a desolação das músicas combinam como uma luva no desespero do personagem. Desespero esse não por não saber quem é, mas o que, de fato, está fazendo de sua vida.


Como em outros filmes de Nolan, "Amnésia" não é fácil de ser assimilado, pois testa o público o tempo todo. E, levando-se em consideração que o filme teve ótima aceitação, isso só mostra que uma boa parcela dos espectadores não quer apenas filmes do tipo "desligue o cérebro, e divirta-se"! Querem, antes de tudo, produções inteligentes, curiosas e bem acabadas como esta.

Grande estréia de Nolan no cinema!


Nota: 8,5/10


Curiosidades:


* O filme é baseado no conto "Memento Mori", escrito pelo irmão do diretor, Jonathan Nolan.

* Achar distribuidores americanos para "Amnésia" foi bem difícil. Ele foi exibido para vários chefes de estúdio, e apesar da maioria dos executivos terem adorado o filme e elogiado o talento de Nolan, todos se recusaram a distribuir o filme, acreditando que ele era muito confuso e não atrairia um grande público. Só que depois do famoso diretor independente Steven Soderbergh ter visto o filme, e ter descoberto que ele não estava sendo distribuído, ele começou a falar da produção em entrevistas e eventos públicos. A Newmarket, em um movimento de alto risco, decidiu distribuir o filme. Resultado: mas primeiras semanas de distribuição, "Amnésia" arrecadou um total de aproximadamente US$ 25 milhões apenas nos EUA, e passou de 11 salas de exibição para 500!

Comentários