Dica de Filme

Uma Noite de Crime
2013
Direção: James DeMonaco


Às vezes, não dá para entender certas exigências do público e dos críticos de cinema. Quando um filme se propõe a ser crítico, é quase unânime que querem que ele seja panfletário, à lá Michael Moore. Esquecem-se, no entanto, que o tiro, com frequência, sai pela culatra, e muitos cineastas, na empolgação de passarem a sua mensagem, deixam seus filmes pedantes, afastando-se da proposta inicial.

Peguemos a produção "Uma Noite de Crime" para exemplificar. Ele foi bastante malhado por uma boa parte das pessoas que o assistiram sob a justificativa de que ele começa levantando pontos interessantes, como a nossa relação com a questão da violência, e depois, descamba para um suspense vazio. Falam muito de "oportunidades perdidas" neste longa. Só que não é bem assim.


Ele, de fato, em seu início, foca-se num hipotético futuro, onde a população dos EUA conseguiu baixar a criminalidade do país ao instaurar o "dia da purgação". Nele, durante 12 horas, qualquer um pode cometer todo o tipo de crimes que não será punido. Serve, portanto, como uma catarse social, uma forma de extravasar o lado mais primitivo do ser humano.

O núcleo narrativo mostra uma típica família, vivendo feliz, principalmente, porque não tem que se preocupar com esse dia já que James Sandin, o patriarca, vende produtos de segurança. e acredita que sua residência está devidamente protegida. E, esse seu emprego mostrará ser uma grande ironia. Fugindo de um grupo de playboys que querem matá-lo, um mendigo se refugia na casa de James, e sua família passa a ser o alvo.


É partir desse momento que os detratores do filme torcem o nariz para ele. No entanto, era até óbvio que, durante o desenrolar da narrativa, o suspense imperasse um pouco em detrimento de outros temas. Só que, após isso, o longa não perde o ritmo. A ação é bem dosada, e no meio dela, as críticas à violência da sociedade ainda aparecem, só que de maneira mais espaçada. Ao final, ainda têm, nos letreiros, narrações de como foi o mais recente "dia da purgação", cujo último relato diz: "Tinha dois filhos que morreram hoje. Essa nação me tirou tudo"!

O filme, porém, rende-se a alguns defeitos típicos. São furos e lugares-comuns que poderiam ter sido evitados, como num instante quando James encarna aqueles heróis de ação e aventura, e mata vários invasores e poucos minutos. Não compromete o resultado, mas ficou forçado e sem nexo. Mas, esses pormenores são poucos, felizmente, e "Uma Noite de Crime" cumpre bem sua premissa de questionar valores sociais, com uma bem-vinda reflexão sobre a violência.

Como se vê, mesmo tendo elementos de ação e suspense, o filme não é tão raso quanto muitos apontam.


NOTA: 8/10

Comentários