Dica de Disco

Relationship of Command
2000
Artista: At the Drive-in


Os melhores lançamentos no gênero "rock" dos últimos anos têm tido uma característica em comum: quase todos prestam reverência a estilos antigos, indo pegar lá nos primórdios de algum deles a inspiração para fazer grandes álbuns. Não se tratam de cópias, é bom frisar, mas de trabalhos bastante atuais, onde se encontram ecos do passado. No caso da banda At The Drive-In, ela foi buscar no punk suas influências, mais precisamente, na era anterior a ele, onde grupos como Stooges, MC-5 e New Yory Dolls foram muito mais radicais do que Sex Pistols ou Ramones, por exemplo.


Essa postura evidencia o que vamos encontrar neste disco: muita energia, fúria e explosão. Claro, alguma melodia em tanto mais palatável, porém, sempre com bastante peso no som, e um bom gosto instrumental absurdo. A primeira música, "Arcarsenal" presta homenagem ao que Iggy Pop e Cia fizeram de melhor. "Pattern Against User" vai na mesma linha, só pra emendar "One Armed Scissor", primeiro single do trabalho, uma música que dá pra cantar junto, mesmo com bases bastante agitadas.


O álbum, como um todo, é bastante coeso. "Invalid Litter Dept." é uma canção que vai num crescendo até explodir no final. Já, a empolgante "Rolodex Propaganda" tem a participação (claro que não é coincidência) de Iggy Pop. E, o disco fecha de forma climática e muito bem elaborada com "Non-Zero Possibility", onde todos os integrantes se saem muito bem, com destaque total para o vocalista Cedric Bixler Zavala e o guitarrista Omar Rodruiguez-Lopez.


Depois desse lançamento, o At The Drive-In acabou (raridade uma banda terminar no auge), e uma parte dela foi formar o grupo conceitual Sparta, e a outra metade, o amalucado The Mars Volta. Em 2012, anunciaram uma volta, mas nada de muito concreto foi feito. Mas, a energia e todo o descompromisso de um bom e velho rock'n roll estão intactos aqui, nesse último disco de estúdio da antiga banda deles. Um álbum intocável do começo até o fim.


NOTA: 9/10

Comentários