Dica de Disco

Once More 'Round the Sun
2014
Artista: Mastodon


O Mastodon é uma das poucas bandas atuais que vem mostrando uma carreira com bastante unidade. Todos os seus discos lançados até agora são dignos de nota, alguns sendo considerados por muitas pessoas como os melhores da década, caso de "Leviathan", "Blood Mountain" e "Crack the Skye". Após o ensolarado "The Hunter", de 2011, o grupo parece ter abandonado de vez os discos temáticos, partido para uma produção mais heterogênea. O resultado continua acima da média.

"Once More 'Round the Sun" é fácil um dos álbuns do ano. Começa sua viagem sonora com a música "Tread Lightly", onde uma suave introdução de violão logo é substituída pela poderosa massa sonora do Mastodon, aqui, mais entrosados do que nunca. A voz rasgada do baixista Troy Sanders já se faz familiar para quem acompanhou os lançamentos da banda ao longo desses anos.


Mas, é na faixa seguinte, "The Motherload", que vem a melhor surpresa: a canção é predominantemente cantada pelo baterista Brann Dailor, que se sai muito melhor do que o imaginado. O refrão logo é facilmente decorado e apreciado, e ainda tem um solo lá no meio que lembra o Metallica dos bons tempos. Disparado um dos ápices do disco. Funcionou tão bem que Dailor participa de muitos vocais nas próximas canções.

E, pra quem achou que o solo de guitarra na música anterior é mera coincidência, a terceira faixa, "High Road", não deixa dúvidas de que os integrantes andaram escutando bastante o clássico "Master of Puppets". Mesmo assim, não se trata de cópia. A identidade do Mastodon se faz presente a todo momento, o que era de se esperar, já que o grupo já tem um certo tempo de estrada.


Porém, as influências e "homenagens" não se fixam somente no Metallica, pois na música que dá título ao trabalho, ouvem-se ecos de Iron Maiden, principalmente, nas impressionantes cavalgadas de bateria. O disco só enfraquece um pouco na faixa "Asleep in the Deep", pois nela eles se repetiram muito, e a deixaram um tanto arrastada demais.

Contudo, logo após, temos uma sequência matadora, com "Feast Your Eyes", "Aunt Lisa", "Ember City" e "Halloween", músicas furiosamente rápidas, com excelentes refrões, e sonoridades exuberantes, à lá Mastodon. O álbum se encerra com a longa (mas, nem tanto assim para os padrões da banda) "Diamond in the Witch House", onde eles mostram todo o seu virtuosismo na veia progmetal, que já virou sua marca registrada. Grand finale.


Está sendo comum dizer que esse é o "Black Album dessa década", fazendo referência ao disco mais conhecido e vendido do Metallica. Não creio que chega a tanto. Como todo disco do Mastodon, esse aqui precisará de um tempo para ser devidamente digerido, apreciado e colocado no patamar que merecer. Poderá até ser considerado melhor que o "Black Album", muito provavelmente. No momento, basta dizer que "Once More 'Round The Sun" é um dos melhores lançamentos de uma banda de rock nos últimos tempos, cheio de atitude, bom gosto e energia.

PS: como já virou costume da banda, a capa deste disco é tão espetacular quanto a dos lançamentos anteriores, cheia de nuances, e puxando mais para um lado psicodélico. Isso só mostra o quanto eles são cuidadosos com todos os detalhes de seus trabalhos. Ponto pra eles!


NOTA: 9/10

Comentários